1 de março de 2004

BOM DIA!!!

Hoje ocorreu-me o facto de que nunca mais vi ex-jogadores que tenham recentemente deixado de jogar, envolvidos com a modalidade. Bom, talvez alguns, mto poucos. Os que ficam geralmente é porque continuam uma carreia "semi-pro", os outros desaparecem completamente do panorama, talvez vão ver um jogo ou outro, mas não continuam activamente envolvidos com a modalidade. É algo que me faz um pouco de confusão... agora a questão que se coloca é. Porquê? A razão será... por estudos; por trabalho; por namoro ou casamento; etc.? Mas, também, quando jogavam já não tinham essas actividades? Por sinal, conciliação bastante mais desgastante que o dirigismo. Mais, não acredito que o gozo que o jogo proporciona desapareça totalmente e que não dê vontade de continuar ligado.(digo-o por experiência própria).
Como tal, só me ocorrem duas razões: falta de motivação e/ou falta de reconhecimento... julgo que a 1ª é relativamente dependente da 2ª (embora nem todos tenham essa necessidade. Não é crítica. É assim que as pessoas são).

Só uma outra constatação... porquê que os jogadores estrangeiros saem do Rugby Nacional com 3 jogos de despedida mais uns quantos torneios!! Mais não sei quantas festas de comemoração pelo que contribuiram por 1 ano, 2, 4 anos que estiveram no País??? E os "portuguesinhos" que jogam desde que são crianças, que jogaram nas selecções nas várias camadas jovens, que foram internacionais 'A' não sei quantas vezes, que contribuiram decisivamente em momentos históricos e inolvidáveis do Rugby Nacional, quer em termos de clubes quer de Selecção nas variantes de 15 e 7's... onde é que estão esses? quem se lembra deles? Parece-me que a resposta ao porquê, é um problema de visão interna (mesquinhês??). o problema é que não sabemos cuidar da prata da casa...

Qual é o treinador que não gostaria de ter dirigentes, observadores e mesmo adjuntos com a vivência de Rugby internacional a dar apoio. (eu sei que existem obtusos individualistas). Imaginem ter o apoio de alguém que tenha deixado de ser jogador e conheça prefeitamente as necessidades, o sentimento e a ambição que têm os jogadores... os mesmos ainda podem ser uns conselheiros fantásticos de jogadores inexprientes...

Meus Senhores, Dirigentes e treinadores, imaginem o que há a ganhar, e há mais aspectos dos que apontei agora, com o aproveitamento destas pessoas!...

Não! Não são eles quem tem que oferecer-se, são voçes que têm que lhes propor.

Espero que não seja mal entendido nas minhas palavras, tudo o que possa parecer ofensa ou critica negativa, não o é. Não o é, porque não acredito que as gentes do Rugby sejam assim. É apenas a minha forma de exprimir a repugnação que tenho à mania da 'pequeninice' portuguesa, que afirmo novamente... não acredito que essa seja a forma de estar das gentes do Rugby português, apesar de sermos portugueses...

Sem comentários: