24 de março de 2004

Portugal vs Russia

Será a última vez que escrevo neste Blog até que o suprcitado jogo termine...

É realmente um jogo histórico, diz-se que o mais de sempre... acredito.

No entanto não queria deixar de lembrar que em outros tempos jogámos contra a Itália e França, em jogos memoráveis que terminaram com resultados bastante tangênciais (eu ainda não sabia o que era Rugby).
Li e ouvi por aí, pouca coisa confesso, mas fiquei com a ideia de que a modalidade estava bem mais exposta do que hoje em dia... as razões não me perguntem que não sei. Não vivi nem estudei esse tempo da História do Rugby Português.

Agora... em relação à História que se escreverá... sendo para além de jogador um crente que a modalidade tem bastos predicatos para singrar nos hábitos desportivos dos portuguêses, tenho que fazer as seguintes observações, relacionam-se com o quem vai encher o estádio:

Positivo - Uma série de eventos organizados à volta do Jogo. Os torneios para miúdos e o torneio Feminino. Não sei quem tratou de organizar, esta mais que certa afluência ao estádio ( CRC, FPR ou algum clube local ), esta/ ão de parabéns

Negativo - Realização do torneio de Veteranos no Algarve. Não se entende como um patrocinador e um patrocinado chocam desta maneira na estratégia de marketing (se existir!). Possivelmente nunca acreditaram que esta selecção pudesse trazer um jogo deste calibre para Portugal.
Também não se preocupem... não é por vossa causa que jogo este desporto com toda a entrega que tenho para dar dentro de campo (suspeito que não seja o único...).

Realização do jogo UTAD vs Vilamoura quase coincidente com o jogo. Não sei de quem é a responsabilidade? Se da FPR na calendarização das provas. Se dos clubes por outro motivo qualquer, até poderá haver uma razão válida. (se eventualmente é um jogo que já não dita nada na tabela classificativa, poderia ter-se encontrado um campo próximo de Coimbra para a realização do mesmo de modo a que antes ou depois, os participantes pudessem deslocar-se para assistir à Selecção. Eu sei que poderia dar mais custos de deslocação.)


Ideias para acções a tomar:

» Tratar os jogos internacionais como se de deslocações para jogos oficiais de clubes se tratassem, ou seja, implicaria apenas subsídio de deslocação e seria um grande íncentivo aos clubes para se organizarem de modo a assistirem ao jogo (imaginem o forróbó!!)

» Contactar Departamentos de Educação da Câmara Municipal e/ ou Escolas da zona onde se realiza o encontro internacional, de modo a que se crie o dia da 'Visita ao Rugby'. Só assim se conseguirá encontrar novos praticantes.

Dirão: 'ímpossivel em Portugal.' Já tentaram?? Portugal não dá?? Então em Espanha numa ilha onde se existir um clube de Rugby é sorte, de 1500 espectadores no mínimo 1000 eram miúdos das escolas.. 'ah! Espanha está mais desenvolvida!' Dirão outros.

Então e a Geórgia? Eles estão mais desenvolvidos que nós?? "só faltava vir agora um do contra, dizer que sim!"
Constatei no caminho para o Estádio (Sim! Estádio! Com capacidade para não sei quantos milhares de pessoas), uma quantidade incrível daquelas decrépitas frugonetas de 9 lugares apinhadas de putos.
Pensei: "Escola. Mas ao Sábado? Bolas!!... nós lá já temos disso, mas é só na Universidade" (estamos loucos... já nem o fim de semana se sabe aproveitar... o sistema educativo português é uma maravilha... depois admiram-se que se façam horas extraordinárias, que se leve trabalho para casa, lazer para o trabalho. Uma 'bela' mistura!!).
Mas não! Não é que quando chegámos ao Estádio viam-se putos aos magotes. De onde é que eles vinham??.... tchanam... das reluzentes frugonetas.

» Aproveitar a ideia algarvia: jogo ou torneio de veteranos.

» Divulgação do evento nas Universidades e Faculdades da região e das Cidades onde existe Rugby Universitário

» Convidar personagens públicas que divulgam a nossa modalidade (ex. Marcelo Rebelo de Sousa - não sei como raio ele se foi lembrar de nós (conections? Se sim, não há mais por aí? Dão jeito!). De todos os modos já merece uma retribuição. Não sei se ele está minimamente interessado, mas fica sempre bem. Olha! O João Lagos também já merece.). Convidar personagens públicas que venham a divulgar a nossa modalidade(ex. outros 'artistas' no género do Marcelo (políticos, desportistas (não tem que ser do futebol!), apresentadores/as, artistas de várias áreas culturais, modelos, colunáveis, etc... ainda por cima, muitos destes já tiveram algum contacto com o Rugby (somos uma modalidade universitária por excelencia ou não?)). Convidar outros agentes que possam divulgar a nossa modalidade (jornais e jornalistas. Costumam gostar de canapés!!). Convidar...


Até Sábado em Coimbra



PS - E os clubes? Já começaram a pensar na próxima época? Naaaa... isso de planeamento! Naaa... em cima da hora pomos uns jogos aqui e outros acolá, e logo vemos como se realizam os jogos para apurarmos o campeão e os que descem. As provas internacionais? Essa porcaria que estraga os 'planos' todos da meu clubezinho. As camadas jovens? Isso logo se vê... as deslocações também são baratas... e o que se quer é que os miúdos façam uns joguitos. Formação? Ahn! o que é isso?...

Pode ser que algumas das ideias escritas acima, ajudem a clarificar a importância de um planeamento organizado e estável, porque sem isso é impossivel ter um ponto de partida para realizar seja o que for.

Vamos Crescer?? Uma parte já foi dada de bandeja... a outra pertence a quem dirige.

Sem comentários: