10 de março de 2004

Colocação de avançados na defesa a partir de 'faltas'(p.p., p.l.).

Parece-me que no Rugby português se dá pouca atenção a esta situação. E é simples, talvez por isso a desatenção.

Confesso, só este ano prestei-lhe atenção. Quando os argentinos do meu clube repararam na desorganização da equipa júnior nessa situação e quando tive a confirmação, através reorganização defensiva posta em prática.

Antes era, ponham-se à frente deles e pronto, depois recolocam-se consoante a situação. Em verdade, este tipo de orientação, não ajuda nada os jogadores... é bem mais fácil saber onde me coloco e quais linhas de corrida a seguir após uma fase estática tal como a FO e o ALI... ora, se virmos as faltas como se de uma fase estática se trata-se, por lógica natural, ajudaremos os jogadores a serem mais eficazes na sua actuação, damos-lhes assim mais uma base de partida para recomeçar e definir as acções a tomar.

Como tal, a proposta, ou melhor, a divulgação da colocação dos jogadores é: 1ªlinha ao centro, um 2ªlinha de cada lado, um 3ªlinha do lado fechado e os outros dois 3ªlinha do lado aberto.
Como é óbvio, nada é linear no Rugby, o que se expõe em cima é uma distribuição natural por posições (desfaçam um FO e básicamente é o resultado que se obtem). No entanto é possivel fazer esta distribuição por caracteristicas fisicas(corpolência/ mobilidade) ou técnica(placagem), que na generalidade são semelhantes às posições. À que ter também em consideração o lateralidade da falta.

Tendo em consideração as caracteristicas das equipas e dos avançados Portugueses, tal nem sempre se verifica... ou temos um Talonador pequeno, ágil e placador; um 2ªlinha que práticamente só serve para os ALI ou pequeno mas ágil(por vezes placador); um 3ª linha excelente atacante mas pouco defensor... como tal, com estas duas variáveis (fisico/ técnica) caberá ao treinador dispor os seus jogadores da forma mais de acordo com o que pretende.

(lado fechado » lado aberto)
Colocação básica:
6 5 1 2 3 4 8 7
Outra:
6 2 5 1 3 4 8 7
.
.. agora, brinquem com as variáveis!!!...

Sem comentários: