17 de março de 2004

Placagem

Só para dizer que hoje escrevi alguma coisa...

A placagem é um ponto forte do nosso Rugby, assim o julgamos e outros nos elogiam sobre tal técnica ou disponibilidade para tal, no entanto não me contento... julgo que somos pouco duros, temos coragem mas somos brandos, por isso é que gostam tanto de vir para cima de nós.

Tem que ser o contrário, eles tem que fugir e nós os preseguir, revelo-vos... é nessa altura que se começam a 'partir' meninos e graúdos.

Ora bem, para além da atitude mental e gozo requeridas para ser bom nesta 'arte', exige-se uma elevada técnica de execução do acto, muita dela só adquirida com exposição... é preciso também perder um pouco de tempo a pensar no como e quando, dependendo das imensas variáveis que um atacante tem para nos ultrapassar... (não podem crer tudo de uma vez!... ;-) ).

Aos formadores e outros; existe uma tendência natural para treinar a placagem com o defensor estático ou em pé, no entanto essa forma comum de treinar esta técnica essencial da modalidade cria hábitos que em boa verdade são contrários aos da melhor eficácia no terreno de jogo...

A placagem é uma técnica que provoca o derrube do portador da bola.
Com a intenção de realizar uma placagem 'dura', tal tem que suceder sem ser pela acção própria do atacante. Assim, o placador tem que aplicar uma força superior num ponto fraco do placado (zona corporal ou ponto de desiquilibrio)... normalmente esses pontos ou estão nas extremidades ou precisamente no centro, logo(ou não!) a placagem deve ser executada a partir de um 'perfil baixo' e com aceleração no contacto.

Deixo à vossa imaginação a criação de exercicos técnicos que tenham em consideração este aspectos.

PS - Se encontrarem... partilhem-no. Eu estou interessado.

Ah!!... Já repararam que placar não é agarrar e/ ou parar...

tchau, tenho que ir fazer exercicio fisico.

Sem comentários: