3 de março de 2004

Artista.

Ontem ouvi esta palavra num determinado contexto que me fez pensar... normalmente é um termo que se utiliza no desporto como prejurativo. Tipo "olha-me o artista!!", aquele que parece que faz muita coisa bonita mas no fundo não faz nada, o que os futeboleiros chamam de 'brinca na areia'...

Ora o Artista no que realmente é, ou seja, no seu concreto. Normalmente é visto como o indíviduo que representa, por exemplo, num palco.
Ou é bom ou é mau. Independentemente da sua capacidade para representar, há algo que o público não admite e muito menos o próprio. Esse algo é o erro...
Não é concebivel para uma bailarina falhar a contagem(sim! são oitavas. (acho eu)) para os passos de dança determinados pela coreografia, tal como um acorde numa música a meio de um concerto, ou uma deixa no teatro...

Ora, para alcançar esta 'prefeição', estão por trás muitas horas de 'trabalho' suor e lágrimas, mais do que nós, os do Desporto dito convencional. E porquê esta afirmação??? Porque a eles e neles, não se admite um erro que seja num espetáculo.

É engraçado... num bom jogo, reparamos que uma das razões foi o facto de terem ocorrido poucos erros.

Parece-me então que isto da 'representação' é algo inerente aos dois mundos; 2, porque o Desporto em Portugal ainda não é 'show bizz', muito menos nós... mas antes do 'show bizz' ser como é, foi como nós somos.

Não quero perder-me... mas estão aqui os gajos a irritar-me, com a merda de umas gravações... mal feitas ainda por cima.

Seguindo... Dada esta analogia, parece-me que o 'artista do desporto' está mal catalogado.
Queiramos nós ser verdadeiros artistas, para podermos desempenhar verdadeiros espetáculos. Sem receios, sem vergonhas, sem nada que nos possa diminuir... mas acima de tudo, goze-se o momento da vivência, da realização de actos que julgamos ser inatíngiveis, tudo o demais vem por acréscimo... quem está lá dentro é quem se diverte mais, são esses que têm a oportunidade da transcendência.

PS - Uso a palavra 'receio'(e!e!), pois proibo-me a utilizar a palavra 'medo'... quem está nesta modalidade sabe que dentro de campo isso não pode existir. Ao jogador a quem ocorre uma sombra deste sentimento, 1 conselho... DEIXE DE JOGAR.
Se não souber reconhecer o que é esse 'medo'(a maior parte das vezes a falha não está no, não conseguir fazer, está no, não saber). O sintoma mais comum é a auto-desculpabilização.
Se reconhecer este sintoma e quiser continuar a jogar, parabéns! Parabéns por ter resolvido começar a ser definitivamente um jogador de Rugby.

Sem comentários: