26 de abril de 2005

Violência

Tem havido alguma nos nossos campos... para já, ainda não muito preocupante... até ao dia!

A falta de actuação do Conselho Disciplinar, ou as constantes benesses àquele ou outro jogador importante para determinados interesses que pululam no Rugby Nacional, está a começar a dar carta branca a qualquer jogador que se encontra na situação supra-citada e a outros que se apercebem que não têm nada a perder, de realizarem actos de violência sem punição devida...

Razões essas que aumentam de dia para dia quando se sente no ar parcialidades coniventes por quem tem interesse em aspectos particulares. Atenção, não digo que tal se verifica! Só se sente.

Podia começar para aqui a bater no "ceguinho" e dizer que o problema está na arbitragem, começando pelo acto de admoestar qualquer jogador com duplo amarelo e de seguida encarnado, que segundo os regulamentos, não pune o infractor em nenhum jogo de exclusão... concluindo com as constantes faltas de anti-jogo passivo não prevenidas e/ ou assinaladas, que arruínam qualquer equipa que tenha intenção de atacar... passando por Juízes de Linha que só sabem levantar a bandeirola e ganham dinheiro (pouco) por isso, e por não sei lá o quê!

Ou seja em Portugal pode-se praticar o acto de violência que se quiser, porque depois os responsáveis pela acção ou punição, não são actuantes... que orgulho! Somos mesmo a imagem do nosso País!


Uma ideiazita para tentar impedir que isto se torne em batalhas campais:

· Primeiro de tudo, os clubes afectados têm que começar a estar mais organizados e a serem mais actuantes junto das instâncias disciplinares

· Segundo, porque não criar a figura do vídeo juiz? É fácil! Basta cada clube ter a possibilidade de apresentar um registro de imagem, a ser entregue imediatamente após o jogo ao árbitro da partida, para tal ser utilizado como prova de ocorrência de actos violentos... como deve ser regulamentado é algo a ser pensado, mas não me parece complicado.

Sem comentários: