26 de abril de 2005

Público

Constrange-me o facto de assistir à futebolização do Rugby português...

Sem falar do que sucede no interior das quatro linhas, é preocupante ao que se assiste na bancada.

Bem sei que aí é um lugar de exteriorização de emoções, de excessos, de clubismos acérrimos, raivas despropositadas... mas ao mesmo tempo de desportivismo, de apreciação dos actos dos atletas, de divertimento, de euforia e acima de tudo de uma tarde bem passada.

Agora, o que tenho verificado, é o mau ambiente que se encontra em cada jogo da nossa aclamada final four... meus senhores é de cortar à faca... um curioso que passe por ali, seguramente não voltará a assistir a uma partida de Rugby, não pelo espectáculo em si! Mas sim pelo ambiente pesado que se sente na bancada.

Ninguém está lá para ver o jogo pelo jogo! Estão lá para chamar nomes ao árbitro, “não sei que” ao adversário, criticar quando um jogador da própria equipa comete um erro, enviar bocas de baixo nível para o outro lado da bancada... qualquer dia já estão como aquela malta do Futebol que nem sequer põe os olhos na relva desde que o jogo começa até que acaba... bom, ao menos esses são sinceros! Não fingem que estão ali a apreciar um espectáculo desportivo.

Onde é que está a exclamação e espanto de um gesto técnico bem executado? Do planeamento táctico do jogo? Da conversão difícil de executar? Do ensaio que só a vontade individual ou colectiva do momento permite alcançar? Da tomada de decisão que faz a diferença? Da penetração na defesa em velocidade ou em força? Da placagem bem executada?

De... uma tarde bem passada

2 comentários:

Anónimo disse...

hmm hmmm...é verdade sim senhor. Mas tambem temos que ver que nao sao em todos!
Em todos os jogos, em casa, da selecção pelo menos nunca reparei em maus comportamentos. Pelo menos dá forma como foi descrita no blog. Alias! Minto...vi uma vez no jogo com a Georgia. Mas tambem, sejamos sinceros, ele provocou a situação! ;)
Nao mas em termos de público acho que podia ser mesmo muito pior. E em comparação com o futebol nem se fala. Nao vemos "ptardos" no campo; violência nas bancadas; drogas (que nas claques é vê-la passar..) etc...
Enfim..opinioes ;)
Abrc

Rui Silva disse...

Sinceramente não tive essa sensação nos jogos a que assisti (quase todos os jogos do Belenenses, incluindo fora).

É claro que por vezes há quem pise o risco, mas não comparemos o ambiente do Rugby com o péssimo ambiente que se vive noutras modalidades, como o futebol.

Um abraço azul (do Restelo),
Rui Silva