22 de abril de 2005

1º de tudo

Já sabem que foi adiado o workshop do calendário desportivo? Pois é! Ainda vão a tempo de propor as vossas ideias!... não estão para se dar ao trabalho, não é? Vocês nem têm nada a ver com isto nem nada!...

Eu tomo a iniciativa... o.k.?... vou fazer isto por partes, começamos pelo escalão superior incluindo as possibilidades internacionais... que já vai dar pano para mangas!

O aspecto a dar a atenção devida é a competição interna e internacional. A conjugação de ambas é essencial para o sucesso, caso contrário se tal não for precavido, mais cedo ou mais tarde perderemos a oportunidade de implementar a modalidade de um modo estável e competente no panorama do desporto nacional.

Assim, torna-se necessário encontrar um acordo com as instâncias internacionais competentes e correspondentes, à semelhança do que sucedeu este ano com a Rússia e Roménia, em passar os jogos internacionais de XV para um ou dois períodos distintos.

O ideal parece-me: 1º período entre Outubro e Dezembro; 2º em Junho e Julho. Com certeza assim consegue-se realizar os jogos das “6 Nações B” o “transatlântico”(Uruguai e Chile) bem como outros compromissos internacionais (fala-se de Japão e Fiji)

Na época internacional de 7´s não se pode mexer, como tal deverá haver cedência dos jogadores, por parte dos clubes à respectiva SN, sem que para isso seja necessário interromper qualquer competição interna.

A competição europeia de clubes, que se realiza entre Dezembro e no máximo Fevereiro, deverá ser encarado seriamente com representações regionais que dêem continuidade ao trabalho da SN, dando assim oportunidade aos que tiveram nos trabalhos da selecção mas não conseguiram jogar, de se exporem realmente a um nível competitivo superior.

A competição nacional - Para manter a malta toda em actividade, vemo-nos obrigados a criar duas competições por ano, ou seja, o “campeonato de Inverno” e o “campeonato de Verão” que deverão ser independentes um do outro. Ambas as competições prevêem um campeonato a 8 equipas, todos contra todos, sem final-four. A possibilidade de se realizar ½ finais e final fica ao vosso critério, tendo em consideração que é necessário ver se há datas livres para tal.

O CN Inverno, sem os jogadores da SN, serviria para detectar novos jogadores com potencial, bem como abrir oportunidades internas no clube para os jogadores das suas camadas jovens (podia por ex. intitular-se “campeonato do futuro”), tal permitiria uma competição aliciante.
Outro aspecto positivo é o facto de ao ser uma competição independente, ao longo dos anos promoverá equipas da 1ª divisão B, que terão uma exposição a um nível competitivo ligeiramente maior ao existente no seu campeonato e como tal permitindo a obtenção de resultados objectivos de manutenção mais acessíveis.

O CN Verão, será a competição para o campeão nacional absoluto, e os clubes por direito próprio terão todos os jogadores ao dispor.

A fase final da Taça de Portugal ocorrerá na sequência desta competição.

O CN 7’s ocorrerá nos restantes fins-de-semana livres até aos trabalhos da SN de XV.

...pelo menos já tentei dar a minha contribuiçãozita

Sem comentários: