É semelhante aos três F's do Novo Estado... assim parece-me que vai o Rugby nacional. Não é de agora! É desde sempre a esta parte... a malta gosta! Assim é melhor... poucos sabem de tudo, mas tudo é impossível poucos preceberem.
Não vou entrar muito por diletações, mas sim falar de algo concreto.
A Federação investe muito na Selecção Nacional, muito na transmissão televisiva, muito na organização do evento que se realiza amanhã... um evento da família Rugbysta... mas se é da família para quê gastar dinheiro com a transmissão televisiva? Pergunto eu!
Vai ficar tudo entre nós e mais ninguém deste País futebolizado vai saber , a não ser que porventura no zapping televisivo estúpido de uma tarde solarenta de Sábado passem por lá e digam: "ah! Olha é Portugal a jogar... que desporto é este? Bom! Já agora deixa ver se é giro..."(é aqui que entra o post editado antes deste). Infelizmente a maior parte segue na estupidez do zapping até encontrar um programa sobre a vida selvagem (especialmente se a noite de Sexta foi forte).
Porém há um não investimento que eu entendo. O da não publicitação do evento... se é para a família, isto por boca vai lá e quem está interessado em entrar nela, informa-se! Está certo... parece-me simples, eficaz e barato!
Mas, é contraditório, não é? Investe-se tanto em organizar um espetáculo desportivo, a meu ver bem, mas não se dá a conhecer que se vai realizar o mesmo... "ah, tá bom! É uma ganda festa para a família..."
Se me permitem, vou lançar umas ideias para ver se generalizamos a nossa querida modalidade. Posso?
- Definir quem queremos convidar e abraçar na nossa família de espectadores (a malta do marketing dá-lhe o nome de mercado alvo). Parece-me que para começar os universitários seriam uma boa opção... * uns cartazes por todas as Universidades, Institutos e Faculdades da região de Lisboa talvez desse uma ajuda
- Visto que é uma festa para todas as idades e parece-me que o mercado alvo de praticantes é a miudagem das Escolas Secundárias e Preparatórias... * por que não convidar distintas Escolas a participarem numa acção de formação nesse dia que funcionaria no género de uma visita de estudo?...
- Já que investimos na transmissão televisiva, que se dê a conhecer que a mesma vai ocorrer... * precisamente a 2: como canal institucional, se não me engano, permite a passagem de spots publicitários grátis... se assim não o for é a um preço bastante acessível
Já chega de escrever...
1 comentário:
Caro Paulo,
nao podia concordar mais com este post que me parece resumir grande parte do problema. Infelizmente o público em geral (o tal que não é da "familia") ainda que ache graça ao desporto (mesmo que levemente) não possui poder de adivinhação.. enfim, é uma falha (é certo) mas é também um facto. Quem não está por dentro da coisa não vem um dia na rua e diz "ora deixa cá ver se amanhã dá algum jogo de Rugby, essa modalidade com a qual nao tenho nada a ver".
há ainda um problema que me parece maior e que poderia justificar uma reflexão mais aprofundada de quem tem os meios para intervir (ainda que sejam poucos... ok ok). O "grande publico" nao liga puto ao Rugby porque também não percebe NADA do que se está a passar.. ora convenhamos que a nossa capacidade de concentração sobre um desporto em que nao estamos a entender nada de coisa nenhuma do que se passa... nao pode ser grande. Tive essa relação bizarra com o baseball durante anos, por isso sei do que falo!!
Seria interessante investir (e nem sempre é preciso dinheiro, é antes preciso fazer "lobby") na divulgação da modalidade.. mas nao no sentido de atrair mais practicantes, mas sim mais adeptos!!! o que por consequencia trará - obviamente - mais practicantes!!.
Atrair pessoas somente para a condição de adepto parece nunca ter sido interesse da "familia" do rugby. Nao se leva o Tomás Morais, ou os campões nacionais ao Herman, ao progrma do Goucha... nao se tenta produzir um programinha que poderia começar por passar as 4 da matina, em que se falasse do campenato nacional (como os 300 mil que existem de futebol com este formato)... talvez assim se começasse a produzir uma "casta" que se chama OS ADEPTOS e esses depois colocam os filhos a jogar, como vêem e comentam atraiem os "sponsor" e divulgam aos amigos... "sabes o que ando a curtir ver agora?? Rugby"...
a mim sempre me pareceu evidente...
keep up with the good work!!
excelente jogos. Como todos também gostei daquela placagem no jogo contra a geórgia. Fica na história!!
Joao Peral
Enviar um comentário