7 de abril de 2007

Aumentar a competitividade da Elite

Julgo que se tem que tomar uma medida imediata para aproveitar a onda e aumentar a competividade interna da SN... tem-se que de uma vez por todas criar um Portugal 'A'.

Outra ideia que poderá assegurar a competetividade internacional pós-mundial é a criação de um Super-Clube à semelhança do que existe nas provincias irlandesas, mas no nosso caso seria a Selecção Nacional asumindo um nome neutro, competindo em provas europeias e realizando jogos particulares de preparação para as Seis Nações B e o próximo Campeonato do Mundo.

Para tal formar-se-ia uma squad de cerca de 35 elementos semi-profissionalizados. Os não convocados para os jogos deste Super-Clube e SN, regressariam aos clubes para a competição interna. Com esta medida as competições nacionais não seriam interrompidas pela actividade internacional.

Podem dizer que o nivel do campeonato nacional desceria e que haveria clubes a darem mais jogadores que outros e que ficariam prejudicados e etc... sinceramente, não me parece verdade.

Olhem para esta época... qual foi a influnência na tabela classificativa que os internacionais tiveram?... Está tudo a seguir as tendências do ano passado. A Agronomia como sempre, o Direito igual, o CDUP e SLB com a mesma prespectiva, O Belenensses a descer o CDUL a subir, O Cascais e o Técnico o que já se estava à espera. Ou seja, os Clubes são o conjunto de jogadores e não este ou aquele jogador xpto... esses participarão na fase final que interessa e aí poderão fazer diferença. Até lá, estarem ou não, é igual.

A competitividade nacional não pode depender dos internacionais, tem que ser recriada pelos demais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo. Acho um excelente ideia, tudo o que se seja lançar mais jogadores e criar aos melhores mais condições de exito é sempre bom para a modalidade.

Um grande abraço

Salvador

Anónimo disse...

Concordo com alguns dos teus pontos de pespectiva, concordo que uma selecção A já se justificava, uma vez que muitos jogadores ou por serem novos ou por estarem tapados por outros em suas posições não conseguem dar o salto para o nível internacional, perdendo portanto o comboio, mas com uma seleção A, 1º teríamos um maior numero de jogadores expostos a jogos internacionais, aumentando portanto a competitividade por lugares para a seleção principal. Quanto a um super clube, em Lisboa tal até poderia funcionar, mas e os clubes de fora? e os jogadores de fora de Lisboa?

paulo murinello disse...

O Super Clube seria a SN e sim à partida teria que ser sediado em Lisboa (a não ser que surja uma Camara Municipal a proporcionar condições irrecusáveis)... o facto de ser semi-profissionalizante é o que obriga à deslocação fixa de jogadores de fora de Lx onde compete a este Super Clube assegurar as condições necessárias para que os mesmos tenham condições de estudos e trabalho equivalentes ou melhores ás que já tinham.

Atenção. Estes jogadores não deixariam de representar o seu clube de filiação.

Anónimo disse...

o problema mesmo é a chamada mania do "chop chop" no chamado desporto profissional que como todos sabemos não faz bem a ninguém!