23 de fevereiro de 2007

Eu não sou de controvérsias, mas acho que algumas coisas têm que começar a ser publicadas.

Por José Maria Caupers

PARECE MENTIRA MAS É VERDADE !

Passa-se em Portugal,em 2007, no desporto, no rugby, no campeonato Nacional de Juvenis.

1) - no inicio da época 06/07, face ao elevado numero de juvenis (70) que tinha, o CDUL solicitou á FPR a inscriçao de 2 equipas nesse escalao.. A Federaçao concordou mas impôs uma regra: nao poderia haver jogadores a jogar pelas duas equipas, ou seja, ou eram inscritos pela equipa A ou pela equipa B , como se de 2 clubes distintos se tratasse, nao podendo os jogadores inscritos pela A jogar na B e vice-versa.

Ou seja, a FPR criou e impôs uma regra específica para esta competiçao, com o único propósito de anular nesta competiçao as transferencias permitidas pelo Artigo 22o do Regulamento Geral de Competiçoes.

Note-se : foi a FPR que criou e impôs esta regra !

Posteriormente o Belenenses (actualmente com 43 jogadores inscritos) solicitou igualmente a inscriçao de uma 2ª equipa, ou seja o Belenenses-B.

Ambos os clubes, CDUL e Belenenses, ficaram assim sujeitos à regra criada para inscriçao de equipas B.

2) - Na época 05/06 o CDUL, com 54 jogadores juvenis inscritos, iniciou a competiçao com 2 equipas de "15" (A e B).No fim do Torneio de Abertura , em que se disputaram 2 jogos, o CDUL constatou que nao era possível manter 2 equipas distintas, como a FPR já exigia, no Campeonato de "15". Assim, o clube deu conhecimento desse facto à FPR e solicitou a passagem da equipa B para o "Torneio de "8", cumprindo assim as indicaçoes dadas pela FPR para nao haver jogadores a jogar pelas 2 equipas.

Face ao conhecimento que tínhamos do que se passou com o CDUL na época 05/06, percebemos que o Belenenses nao teria número suficiente de jogadores (há sempre lesoes, doenças, motivos familiares ou académicos que impedem muitos jogadores deste escalao de comparecerem a treinos e jogos) para cumprir com a regra estabelecida pela FPR e manter as 2 equipas no campeonato de "15".

Esperava-se uma atitude por parte desse clube semelhante á do CDUL em 05/06, passando a sua equipa B para o Torneio de 8, mas tal nao veio a acontecer. O que se verificou até a data, é que jogadores fazem jogos pela equipa A e pela equipa B, nao cumprindo assim a regra criada para esta competiçao.

(se esta transiçao de jogadores entre as 2 equipas fosse autorizada pela FPR, nao poderiam, poe exemplo, o GDDireito ou o CDUP, com 40 juvenis inscritos, terem optado também por inscrever uma equipa B?)

3) - Na reuniao de 28/12/2006, para o sorteio da 2a fase dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Juvenis, em que estiveram presentes, (retirado do site da FPR) :

Exmo(a) Sr(a) ,

[1] SORTEIOS DOS CAMPEONATOS NACIONAIS JUNIORES E JUVENIS/VOLKSWAGEN

Realizaram-se no dia 27 de Dezembro 2006 os sorteios dos Campeonatos Nacionais Juniores e Juvenis/VOLKSWAGEN 2a Fase, com a presença do Vice-Presidente, Eng.o José Nicolau, do Secretário Geral, Prof. Delfim Barreira, Secretário Desportivo, Prof. Francisco Mesquita e dos delegados do CDUL, CF Belenenses, GD Direito, AAIS Agronomia e do GDS Cascais

Alertámos para o que se estava a passar com a utilizaçao dos mesmos jogadores na equipa A e B por parte do Belenenses e propusemos uma soluçao:

Uma vez que as equipas CDUL-B e Belenenses-B já tinham sido criadas pela FPR no seu site, na "página" Clubes (comprovando e dando seguimento a regra criada especificamente para esta competiçao), bastava os clubes enviarem uma listagem com os jogadores da equipa A e B e a FPR atribuía-os às respectivas equipas já criadas no seu site.O controle dos boletins de jogo seria feito com base na impressao dessas listagens via site da FPR.

O Vice-Presidente da FPR para a Área de Actividade Desportiva - José Nicolau achou uma boa ideia e de imediato deu indicaçoes ao Secretário Desportivo - Francisco Mesquita para pôr em prática esta soluçao que permitiria o controle da regra e assim evitava-se que jogadores das equipas A jogassem pelas B ou vice-versa.

Esta soluçao nao teve qualquer voz discordante dos restantes presentes na reuniao.

O CDUL no dia seguinte enviou as listagens solicitadas; até hoje o Belenenses ainda nao o fez.

4) - Em 01/02/2007 a FPR enviou o email abaixo (Anexo 1) para o Belenenses , com conhecimento para o CDUL, em que solicitava ao Belenenses que enviasse as listagens especificando os jogadores que sao da equipa A e da equipa B e indicava aos 2 clubes que deviam entregar ao árbitro antes do jogo CDUL-Belenenses (jogo entre as equipas A) essas listagens para que ele pudesse conferir se os Boletins de Jogo estavam de acordo com as listagens.

O CDUL entregou a listagem ; o Belenenses nao.

5) - Em 08/02/2007, a FPR envia um Email (Anexo-2) para o Belenenses, com conhecimento para o CDUL, reforçando a solicitaçao feita em 01/02/2006 para a entrega das listagens e informando que caso nao o fizessem até dia 09/02/2007, a equipa B do Belenenses nao poderias jogar.6) - Em 09/02/2007 a FPR envia um Email (Anexo-3) para o Belenenses, com conhecimento para o CDUL, DESDIZENDO TUDO O QUE A PROPRIA FPR TINHA CRIADO E IMPOSTO, DESDIZENDO TUDO O QUE TINHA EXIGIDO POR VÁRIAS VEZES, NOMEADAMENTE NA VÉSPERA!!!!

Nesse email informa que o jogo entre o CDUL-B e o Belenenses-B deverá realizar-se em conformidade com o artigo 22o do Regulamento Geral de Competiçoes.

Ou seja, a regra criada pela FPR, especifica para esta competiçao (logo sobrepondo-se ao R.G. Competiçoes) para "blindar" as transferencias permitidas pelo artigo 22o do R.G.C. e que até a véspera era válido para todos, deixava de vigorar!

Como é possível que a FPR , apenas porque um clube assim o quis, alterar uma regra especifica de uma competiçao, criada e imposta pela própria FPR e sempre cumprida por um dos 2 clubes interessados ( CDUL ) , a meio da competiçao, unilateralmente, desdizendo-se de uma forma vergonhosa ? Como é isto possível ?

Que crédito merece uma entidade que funciona "à futebol", onde o que se diz num dia é verdade mas no seguinte é mentira?!

Como podemos respeitar as regras emanadas por esta entidade?

Vale a pena cumprir o que a FPR exige se sabemos que se aparecer um clube, com "força" suficiente" junto da FPR, ela muda as regras em cima dos acontecimentos?

Como explicamos aos juvenis que estamos a formar, e a quem exigimos o respeito pelas normas instituídas, que a entidade máxima do rugby em Portugal se desdiz desta maneira? Como lhes explicamos que a regra que eles sabem que existe para o seu escalao e que foi imposta pela FPR, porque o outro clube nao tem jogadores suficientes para a cumprir, afinal, apesar de estarmos a meio da competiçao, já nao existe?

E grave, muito grave este desrespeito por um clube que cumpriu o que a FPR impôs, esta prepotencia por parte da FPR em unilateralmente alterar uma regar especifica de uma competiçao a meio da mesma, esta gritante falta de coerencia.

Envio este email nao em nome do CDUL, pois desde o principio desta época que nao pertenço á direcçao do CDUL, mas como delegado aos jogos dos juvenis do CDUL e porque acho que todos os clubes devem ter conhecimento desta situaçao para se precaverem face a situaçoes semelhantes em que eventualmente se possam vir a encontrar perante a FPR. Há que ter muito cuidado, pois a palavra da FPR vale apenas o que os factos aqui apresentados retratam.

Todos sabemos que há muita coisa mal no rugby nacional, mas uma situaçao destas por parte da FPR, ultrapassa os limites do expectável e aceitável!

O que vale a palavra da FPR?

Cumprimentos,

José Maria Caupers
Delegado aos jogos de juvenis do CDUL

------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO-1

-----Mensagem original-----
De: Paula barbosa [mailto:paulabarbosa@fpr.pt
Enviada: quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2007 14:50
Para: CLUBE FUTEBOL OS BELENENSES
Cc: CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA; CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA
Assunto:
Exmos. Senhores,
Solicitamos o envio para a FPR da lista dos vossos jogadores juvenis, especificando os jogadores que sao da equipa A e os que sao da B.
Para o jogo de sábado CDUL-BELENENSES, em juvenis, tanto o Belenenses, como o CDUL, deverao entregar ao árbitro estas listagens, para que ele possa conferir que as licenças dos atletas e os nomes inscritos no Boletim de Jogo, estao de acordo com as mesmas listagens.
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Mesquita
Secretário Desportivo
------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO-2
-----Mensagem original-----
From: Paula barbosa
To: CLUBE FUTEBOL OS BELENENSES ; rui.tome@db.com
Cc: CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA ; CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA
Sent: Thursday, February 08, 2007 5:08 PM
Exmos. Senhores,
Conforme solicitaçao anterior (dia 1/Fevereiro) que nao foi ainda atendida, informamos que o CF Belenenses terá que entregar na FPR uma listagem dos seus jogadores juvenis, descriminando os que sao da equipa A e os da equipa B, até amanha, 6a feira, dia 9 de Fevereiro de 2007.
Caso contrário nao poderao jogar com a sua equipa "B".
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Mesquita
Secretário Desportivo
------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO-3
-----Mensagem original-----
From: "Paula barbosa" <paulabarbosa@fpr.pt>
To: "CLUBE FUTEBOL OS BELENENSES" <belenensesrugby@netcabo.pt>; "CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA" <jmgirao@netcabo.pt>; "CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA" <cdulrugby@sapo.pt>; <rui.tome@db.com>; <jmc@tc.mail.pt>
Sent: Friday, February 09, 2007 4:53 PM
Subject: CEUL "B"-BELENENSES "B"
Exmos Senhores,O jogo CDUL "B"-CF BELENENSES "B", em juvenis marcado para amanha dia 10 deFevereiro as 11H00 no EU Lisboa (sintético), deverá realizar-se, emconformidade com o artigo 22o do Regulamento Geral de Competiçoes.
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Mesquita
Secretário Desportivo

Sem comentários: