15 de novembro de 2005

TV e afins

Pergunto-me se vale a pena para a propaganda do Rugby nacional, transmitir os jogos da SN em directo na televisão, quando a realização é deveras miserável?

Questiono-me, porque realmente parece-me que o dinheiro envolvido – 5000 Euro (?) por transmissão (* 6 jogos = 30.000 euros/ ano), pelo menos foi o anunciado publicamente o ano passado, poderia ser aplicado numa melhor propaganda.

A verdade é que apesar deste investimento, ninguém sabe da ocorrência do jogo a não ser a malta do costume – nós. É que, nem sequer a 1 km do local do jogo, as outras pessoas sabiam que a nossa SN ia jogar a Final do Torneio Intercontinental (não é o Torneio CONSUR, como muitos julgam)

Resultado aparente:

» O público no estádio é quase sempre o mesmo
» Ninguém a mais vê o jogo na TV (a maior parte está no estádio), porque realmente televisivamente se torna chato – logo menos Share televisivo


Sugestão,

Transmissão do jogo em diferido (a maior parte do custo de um directo prende-se com a transmissão e não com a equipa técnica de filmagem), ou, transmissão de um resumo alargado, realizado por alguém que realmente entenda de Rugby. (Eventualmente a melhor opção).
Canalização de fundos para propaganda “pré-jogo”, p.e. – publicidade em rádios locais, cartazes outdoors, participação em programas televisivos e promoção nas escolas (à semelhança do que fizeram agora com o Serevi), …

Resultado provável:

» Outro público no estádio
» Aumento do Share (a malta que teve a ver o jogo no campo, seguramente verá o resumo mais logo)
» Possibilidade de fazer um programa (inclusive patrocinado), com p.e. - entrevistas ou flash-interviews, antes e depois do jogo, …


Parece-me simples, mais atraente e eventualmente mais barato!

5 comentários:

Anónimo disse...

Epá, acho que faz sentido. Pessoalmente acho que nos moldes actuais as transmissões televisivas não ajudam à modalidade. Atenção, isto não é uma critica a ninguém, nem a nenhum organismo ou entidade, é apenas uma constatação decorrente do visionamento das mesmas. Um dos pontos que focas é precisamente o da pobre realização, acabando muitas vezes por esta não conseguir transmitir a verdadeira beleza do jogo. Por si só o rugby já não tem muito publico, no entanto a imagem que aparece na TV (com o jogo a ser filmado da bancada central), é a de um deserto de espectadores...Penso que acabar com as transmissões seria um passo a trás na divulgação da modalidade, no entanto pegando em alguns pontos do teu post as coisas poderiam ficar melhores!

Anónimo disse...

Eu não estou de acordo. Apenas vi pela televisão o Portugal-Chile, mas sinceramente não me parece que as transmissões televisivas - por muito mediocres que sejam - sejam má propaganda para a modalidade. Muito pelo contrário.

Ainda este sábado, depois de chegar do estádio, falei com muita gente que jamais iria ver o jogo ao vivo mas que, tendo acesso a ele via TV, não só não deixou de ver como acabou por se interessar pelo Rugby...

Creio que faria mais sentido discutir se esta partida com as Fiji, por exemplo, não seria o momento certo para encher o estádio de miudagem que não apenas aqueles que já praticam rugby nos escalões de formação...

Um abraço
Rui Silva
http://rugby.com.sapo.pt

Anónimo disse...

Já agora acrescento o seguinte: parece-me que, infelizmente, o rugby nacional ainda está longe de cativar mesmo o público mais fiel, composto sobretudo por ex-atletas, atletas e seus familiares.

Um exemplo: com o jogo em 17-19, e a quinze minutos do fim do jogo com as Fiji, era ver dezenas de pessoas a abandonar as bancadas para ir a correr para casa, ver «a bola» na Sporttv.

Senti vergonha... eu que nem sequer estou ligado ao rugby, não trocava aqueles 15 minutos finais de rugby de alto nível por nenhum da liga de futebol.

Rui Vasco

Anónimo disse...

É veridico Rui!
Como foi possivel ver pessoal a abandonar o estádio, quando se estava prestes a assistir a uma possivel vitória de Portugal com as Fiji!? Por amor de deus...
E realmente os jogos relatados na Tv por vezes sao de ficar o_O! É obvio que muita gente que está a ver o jogo nao irá ficar mt "excitada" e acaba por mudar de canal...
Epá, mas temos que pensar assim: "Ja estivemos pior!" Com um pouco de tempo e trabalho pode ser que o Rugby continue a crescer, mais e melhor para todos! ;)
Só como nota, os meus mts parabens a Selecçao pelo enooorme jogo com as Fiji :)
Grande Abrc

Anónimo disse...

Parece que isto está meio abandonado...é pena :(
Bom, de qualquer maneira só vinha aqui desejar boa sorte para o sabado que ai vem! :)
Partam os Russo todos! eh eh
Somos os maiores e ponto final.

Grd Abrc