3 de outubro de 2005

SN ou SN

Ora bem, como é que vamos fazer isto... mantemos uma politica clubistica à semelhança da Europa ou mudamos para uma politica de SN à semelhança dos Países do Hemisfério Sul.

Os resultados internaciuonais, salvo raras excepções da Inglaterra, provam que o sistema de "Down Under" (que requer menos dinheiro - é quase tão amador como Portugal, á excepção do topo, top) permite mais vitórias na cena mundial. E não podemos dizer que aí, a vida clubistica, não seja pujante.

Aqui temos o problema da quantidade de jogadores seleccionáveis para a representação nacional, assim como para representar os clubes (no fundo os "financiadores" desses atletas).

Agora, também é verdade que se não se criarem as necessidades, as oportunidades também não surgem. O que quero dizer, é que enquanto os atletas de topo, tiverem constantemente a vir cá abaixo aos clubes, os jogadores de 2ª linha nunca terão hipóteses de ter um nível competitivo aque alcançe os primeiros, ficando este espaço reduzido a um muito pequeno lote de pessoas.

Assim, põe-se o dilema de para onde queremos caminhar... SN como um clube a tempo inteiro (com os resultados óbvios que daí advém), e os clubes arranjem forma de competir sem os homens que cedem à mesma... ou, mantermos uma situação à volta da actual, que continuará a ter os prós e os contras já conhecidos, dados esses que até à data julgo, não serem os ideais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente penso que essa abordagem da selecção nacional está completamente errada. Tornar a SN um grande clube, pode dar optimos resultados no imediato, mas no médio e longo prazo é um suicidio para o rugby nacional! Tal não significa que em casos pontuais, por exemplo uma eventual classificação para o mundial (como é a situação actual) não seja feito um forcing ao nivel da SN.

Anónimo disse...

Dizer que o sistema de "down under" e quase tao amador como e Portugal nao me parece nada acertado, tanto AS, como Aust. ou NZ estao a kilometros de distancia a nivel de organizacao, profisionalismo e recursos (materiais e humanos). E tambem nao e o sistema que teem em relacao a SN que faz os resultados internacionais. Se se for ver por exemplo a "pool" de jogadores disponiveis nesses paises sao superiores a qualquer pais do Hemisferio Norte. Quanto a sugestao de uma SN tipo super clube, so asfixia a modalidade a nivel de clubes, porque nao uma solucao de meio termo tipo Irlanda e Gales com Clubes, mais acima Provincias e depois SN? Nao deu campeonatos do Mundo mas desde que foi implementada deu grandes resultados a estes paises. Da tempo de jogo, da oportunidades a novos valores e facilita imensamente a vida do selecionador. Alem de abrir portas a jogadores para actuarem no estrangeiro. Mas isto e uma discusao mais de fundo que passa pela divulgacao da modalidade, accoes a nivel de escolas e ministerio de educacao, formacao de treinadores, arbitros e staff, assim como boas condicoes para a pratica e espectadores. Opcoes a longo termo nao para se viver do imediatismo bem a nossa maneira.