10 de outubro de 2005

Forma de Jogar

Deixem-me fazer uma retrospectiva histórica de treinadores estranjeiros que passaram pelo Rugby nacional.

Mencionarei, apenas aqueles que tive conhecimento da sua passagem pela Selecção Nacional.

De lá para cá, naturalmente estes homens tiverem uma maior ou menor influência. Em todas essas situações além do contributo que esses tiveram para o desenvolvimento do nosso Rugby, também os aproveitámos e adaptámo-nos ao sugerido (afinal sempre somos portugueses, certo?)

Começo para mencionar o Andrew Cushing (Grã-Bertanha), que conduziu a uma atitude perante o jogo mais atlética e profissional (muito sedimentada nos 7's). De seguida, tivemos o Evan Crawford (Nova Zelândia), que contribui-o imenso para o melhoramento da estrutura organizacional de apoio a equipas de competição (provavelmente o aspecto mais importante da sua passagem por cá). Finalmente, o Daniel Hourcade (Argentina), que ainda traz, uma forma de jogar que na minha opinião, filosóficamente, é baseada na responsabilidade individual de cada elemento (coisa escassa e rara no jogador português - há sempre uma desculpa pelo erro cometido)

Seja de que forma voçês julguem, que estes homens tiveram impacto ou não no Rugby nacional, e eventualmente em aspectos distintos dos que eu enunciei, uma coisa é certa. A nossa Selecção, e, indirecta ou directamente os nossos clubes, aplicou e usou a forma de jogar dos países de origem deste conjunto de treinadores, com uma ou outra pequena adaptação ao tipo de jogador português.

Julgo, que esta na hora de encontrar-mos o nosso modo de jogar, a nossa forma de jogar.

Qual é? Tenho uma ideia, não totalmente definida... mas tenho alguma ideia.

Vou dizer-vos, qual o meu ponto de partida para pensar Rugby (Sim. Pensar! Porque para conversar sobre o assunto, é dificil encontrar alguém do meio que antes não preceba mais de futebol... Viva o Salazar! - Fado, Fátima e Futebol!)

Chega de deambulações.

O meu ponto de partida é: o que que nos caracteriza?... o que, que nós portugueses somos? Fazemos? Pensamos? Agimos? Reagimos? Queremos?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tem relação com o tema do teu post, mas por que é que não tens sido chamado à SN? Está lesionado?