26 de fevereiro de 2004

Papel e caneta pode dar jeito
1ª hip. - Constituição consecutiva e rotativa de mini-mauls (3 homens).

Alinhamento de 4 jogadores com o 'formação' a ser o conquistador de bola (imagine-se: 2 1 3(5)46) » onde o 'par de mãos' exerce a força não no conquistador da touche mas sim num dos 'lifters' da conquista da Touche; esse 'lifter' tem já a si agregado o jogador livre de qualquer função que irá constituir a 'cabeça' externa do maul. compete ao 'par de mãos' proteger-se atrás destes dois últimos (fica assim constituido o 1º mini-maul: 4(1)6) » segue-se a formação imediata do 2º mini-maul, tendo o 'cabeça' interna a responsabilidade de fixar homens, o 'cabeça' externa avançar para 'cabeça' interna protegendo o portador da bola que por sua vez avança para 'cabeça' externa, tendo já o 2º 'par de mãos' feito (constituição do 2º mini-maul: 6(2)1).

Vantagens: conquista de terreno rápida com relativa segurança, libertação de numerosos Avançados extra em diferentes zonas de ataque (perímetro curto ou largo com 3/4s), garantia de vantagem atacante para os 3/4s pois a defesa será apanhada seguramente em contra-pé.
Desvantagens: Alta dificuldade de execução, relativa fragilidade na protecção da bola, elevada exigência técnica individual, sequência máxima de 3 mini-mauls.
Outros: Anda nos limites da Lei do jogo.

As outras hipóteses ficam para depois... tenho que ir treinar

Sem comentários: