11 de novembro de 2005

Formação Ordenada : Mêlée : Scrum

Chamem-lhe como quiserem! O facto é que este é uma das partes, senão, a parte do jogo que em Portugal, temos menos desenvolvida.

Pode ser por falta de cultura da mesma, por gostarmos é de ver a bola cá fora, só dar-mos valor aqueles que geralmente fazem a coisa mais fácil - por a bola no chão do outro lado da linha... a verdade é que, e acho que a malta já começa a entender, para tudo isso acontecer é necessário conquistar a bola e dominar no 'Pack'.

Se já entendemos essa necessidade e não temos a cultura, temos que procurar material para estudar este a aspecto de modo a poder-mos transmitir aos nossos jogadores (pelo menos um treinador que se preze e saiba reconhecer as suas falhas).

Bom... mas isto trata-se de um problema nacional e não causal, logo, quem deveria informar e formar os treinadores nesta falha deveria ser a entidade superior da modalidade no País, certo?

A parte da formação até estão a fazer +/-, agora da informação-formação, não! Porquê que afirmo isto? Basta acederem a esta página web: http://www.irb.com/NR/rdonlyres/FC40B762-31C3-45DE-982A-25230B15FEA7/0/1_multipart_xF8FF_2_ENGLISH.pdf , é do site da IRB... agoram leiam o texto do quadrado verde da página 20.

Aliás, não sei! Mas, aquando da edição não entram vários deste boletins na FPR?

Sugestão: Correio - endereçam aos clubes e está feito!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pedir para que este tipo de informacao seja enviada directamente aos clubes e impossivel, ha milhares por essa Europa (mundo) fora....isto tem que ser canalizado por Federacoes e/ou associacoes regionais, que teem que ser proactivas e passar a quem de interesse....o autor desse paragrafo por exemplo, embora Australiano vive na Europa, e esta presente em inumeros seminarios para os quais seja convidado, levando material com ele. Ou se quer evoluir ou nao. Haja iniciativa, organizacao e vontade...

Anónimo disse...

A formação ordenada, a sua cultura ou falta dela.
Caro Paulo uma vez que és um bocado mais novo que eu permite me fazer apenas esta afirmação: Agradece aos senhores árbitros e ao senhor diretor técnico nacional a falta de cultura de formação ordenada. É que ainda há uns anos atrás ouvia-se os árbitros todos satisfeitos a falar à boca cheia de que o que era bom era apitar os jogos treino sem haver f. ordenadas. Quanto ao senhor diretor técnico nacional ou treinador ou seja lá a porra que se chama. Temos que agradecer o tempo dispendido na explicação aos árbitros da interpretação das leis a quando da altura que foi a alteração da forma de formar ,nada mais nada menos que nenhum!
Mudou-se a forma de formar da f. ordenada, ok. Interpretação dada pelos árbitros:"Não se pode fazer força na f. Ordenada". Gostava de saber como é que este árbitros em Portugal foram formados?
Só para informar em Portugal existem treinadores com cultura de F. Ordenada, e que sabem o mesmo que muitos que por ai andam que não falam português. A questão está será que vale a pena?
Porque é que em vez de andarmos a pensar de que tudo o que é estrangeiro é bom! Não apostamos no que é nacional?
Isto em relação a teu post de uma identidade para o rugby.
Agora até já temos treinadores estrangeiros em selecções de sub 18!
Penso que, o que falta de facto em Portugal para o desenvolvimento do rugby é uma orientação, porque de facto cada vez mais estamos a cometer erros que vamos pagar caro, muito caro!
Vamos ver como vai ser o ano de 2006, Portugal vai conseguir o apuramento para o mundial?
Então como vai ser a época de 2006/2007, quando sabemos que o Professor Tomaz gosta de ter estágios prelongados para preparar a equipa?
Vai haver campeonato?
E se Portugal não conseguir o Apuramento para o Campeonato do Mundo?
Todo aquele dinheiro que foi gasto na SN Séniores não fez falta à formação em Portugal?
Está tudo louco!
Nem se sequer sabam fazer contas!
um abraço

até um dia!

Anónimo disse...

Caro Muri,

faz falta um espaço de discussao e de... ideias soltas. Nao esmoreças que ha muita gente a ler isto, ainda que nao comente!!