25 de fevereiro de 2007

E depois…

Diz-se por aí que depois desta geração de jogadores que actualmente estão na SN vai haver uma quebra de nível da mesma com antecedentes jamais vistos… permitam-me discordar.

Já diz o dito… só faz falta quem cá está. Não tenham dúvidas que é assim mesmo… já na altura em que o Cascais dominava o rugby nacional e tinha 17 jogadores na SN, sucedeu uma incompatibilidade com o treinador, dizia-se que caía o Carmo e a Trindade… tal não sucedeu e posteriormente surgiu uma parte da geração que hoje faz a actual SN.

Desta vez, até nem se prevê um rompimento… qual é o stress? Uns saem outros entram… é um processo natural.

Seguramente andam por aí jogadores tapados pelos actuais que quando começarem a ser expostos a uma rotina de trabalho e a competição de nível superior virão a ser jogadores de maior qualidade que nós.

Têm dúvidas?... 2 Factos chegam.
1.º - Os novos tiveram uma formação melhor que nós
2.º - Irão ter uma exposição internacional maior que a nossa

Agora os dirigentes têm que começar a ver a longo prazo e ganharem noção do que são ciclos desportivos (se algum souber o que é isto… lanço um foguete!) e encontrar uma estrutura que, não permita, que no final de uma geração se ande à procura de substitutos meio ás três pancadas.

PS – Confesso… foi o jogo treino de quarta-feira da SN que me inspirou este post.

23 de fevereiro de 2007

Eu não sou de controvérsias, mas acho que algumas coisas têm que começar a ser publicadas.

Por José Maria Caupers

PARECE MENTIRA MAS É VERDADE !

Passa-se em Portugal,em 2007, no desporto, no rugby, no campeonato Nacional de Juvenis.

1) - no inicio da época 06/07, face ao elevado numero de juvenis (70) que tinha, o CDUL solicitou á FPR a inscriçao de 2 equipas nesse escalao.. A Federaçao concordou mas impôs uma regra: nao poderia haver jogadores a jogar pelas duas equipas, ou seja, ou eram inscritos pela equipa A ou pela equipa B , como se de 2 clubes distintos se tratasse, nao podendo os jogadores inscritos pela A jogar na B e vice-versa.

Ou seja, a FPR criou e impôs uma regra específica para esta competiçao, com o único propósito de anular nesta competiçao as transferencias permitidas pelo Artigo 22o do Regulamento Geral de Competiçoes.

Note-se : foi a FPR que criou e impôs esta regra !

Posteriormente o Belenenses (actualmente com 43 jogadores inscritos) solicitou igualmente a inscriçao de uma 2ª equipa, ou seja o Belenenses-B.

Ambos os clubes, CDUL e Belenenses, ficaram assim sujeitos à regra criada para inscriçao de equipas B.

2) - Na época 05/06 o CDUL, com 54 jogadores juvenis inscritos, iniciou a competiçao com 2 equipas de "15" (A e B).No fim do Torneio de Abertura , em que se disputaram 2 jogos, o CDUL constatou que nao era possível manter 2 equipas distintas, como a FPR já exigia, no Campeonato de "15". Assim, o clube deu conhecimento desse facto à FPR e solicitou a passagem da equipa B para o "Torneio de "8", cumprindo assim as indicaçoes dadas pela FPR para nao haver jogadores a jogar pelas 2 equipas.

Face ao conhecimento que tínhamos do que se passou com o CDUL na época 05/06, percebemos que o Belenenses nao teria número suficiente de jogadores (há sempre lesoes, doenças, motivos familiares ou académicos que impedem muitos jogadores deste escalao de comparecerem a treinos e jogos) para cumprir com a regra estabelecida pela FPR e manter as 2 equipas no campeonato de "15".

Esperava-se uma atitude por parte desse clube semelhante á do CDUL em 05/06, passando a sua equipa B para o Torneio de 8, mas tal nao veio a acontecer. O que se verificou até a data, é que jogadores fazem jogos pela equipa A e pela equipa B, nao cumprindo assim a regra criada para esta competiçao.

(se esta transiçao de jogadores entre as 2 equipas fosse autorizada pela FPR, nao poderiam, poe exemplo, o GDDireito ou o CDUP, com 40 juvenis inscritos, terem optado também por inscrever uma equipa B?)

3) - Na reuniao de 28/12/2006, para o sorteio da 2a fase dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Juvenis, em que estiveram presentes, (retirado do site da FPR) :

Exmo(a) Sr(a) ,

[1] SORTEIOS DOS CAMPEONATOS NACIONAIS JUNIORES E JUVENIS/VOLKSWAGEN

Realizaram-se no dia 27 de Dezembro 2006 os sorteios dos Campeonatos Nacionais Juniores e Juvenis/VOLKSWAGEN 2a Fase, com a presença do Vice-Presidente, Eng.o José Nicolau, do Secretário Geral, Prof. Delfim Barreira, Secretário Desportivo, Prof. Francisco Mesquita e dos delegados do CDUL, CF Belenenses, GD Direito, AAIS Agronomia e do GDS Cascais

Alertámos para o que se estava a passar com a utilizaçao dos mesmos jogadores na equipa A e B por parte do Belenenses e propusemos uma soluçao:

Uma vez que as equipas CDUL-B e Belenenses-B já tinham sido criadas pela FPR no seu site, na "página" Clubes (comprovando e dando seguimento a regra criada especificamente para esta competiçao), bastava os clubes enviarem uma listagem com os jogadores da equipa A e B e a FPR atribuía-os às respectivas equipas já criadas no seu site.O controle dos boletins de jogo seria feito com base na impressao dessas listagens via site da FPR.

O Vice-Presidente da FPR para a Área de Actividade Desportiva - José Nicolau achou uma boa ideia e de imediato deu indicaçoes ao Secretário Desportivo - Francisco Mesquita para pôr em prática esta soluçao que permitiria o controle da regra e assim evitava-se que jogadores das equipas A jogassem pelas B ou vice-versa.

Esta soluçao nao teve qualquer voz discordante dos restantes presentes na reuniao.

O CDUL no dia seguinte enviou as listagens solicitadas; até hoje o Belenenses ainda nao o fez.

4) - Em 01/02/2007 a FPR enviou o email abaixo (Anexo 1) para o Belenenses , com conhecimento para o CDUL, em que solicitava ao Belenenses que enviasse as listagens especificando os jogadores que sao da equipa A e da equipa B e indicava aos 2 clubes que deviam entregar ao árbitro antes do jogo CDUL-Belenenses (jogo entre as equipas A) essas listagens para que ele pudesse conferir se os Boletins de Jogo estavam de acordo com as listagens.

O CDUL entregou a listagem ; o Belenenses nao.

5) - Em 08/02/2007, a FPR envia um Email (Anexo-2) para o Belenenses, com conhecimento para o CDUL, reforçando a solicitaçao feita em 01/02/2006 para a entrega das listagens e informando que caso nao o fizessem até dia 09/02/2007, a equipa B do Belenenses nao poderias jogar.6) - Em 09/02/2007 a FPR envia um Email (Anexo-3) para o Belenenses, com conhecimento para o CDUL, DESDIZENDO TUDO O QUE A PROPRIA FPR TINHA CRIADO E IMPOSTO, DESDIZENDO TUDO O QUE TINHA EXIGIDO POR VÁRIAS VEZES, NOMEADAMENTE NA VÉSPERA!!!!

Nesse email informa que o jogo entre o CDUL-B e o Belenenses-B deverá realizar-se em conformidade com o artigo 22o do Regulamento Geral de Competiçoes.

Ou seja, a regra criada pela FPR, especifica para esta competiçao (logo sobrepondo-se ao R.G. Competiçoes) para "blindar" as transferencias permitidas pelo artigo 22o do R.G.C. e que até a véspera era válido para todos, deixava de vigorar!

Como é possível que a FPR , apenas porque um clube assim o quis, alterar uma regra especifica de uma competiçao, criada e imposta pela própria FPR e sempre cumprida por um dos 2 clubes interessados ( CDUL ) , a meio da competiçao, unilateralmente, desdizendo-se de uma forma vergonhosa ? Como é isto possível ?

Que crédito merece uma entidade que funciona "à futebol", onde o que se diz num dia é verdade mas no seguinte é mentira?!

Como podemos respeitar as regras emanadas por esta entidade?

Vale a pena cumprir o que a FPR exige se sabemos que se aparecer um clube, com "força" suficiente" junto da FPR, ela muda as regras em cima dos acontecimentos?

Como explicamos aos juvenis que estamos a formar, e a quem exigimos o respeito pelas normas instituídas, que a entidade máxima do rugby em Portugal se desdiz desta maneira? Como lhes explicamos que a regra que eles sabem que existe para o seu escalao e que foi imposta pela FPR, porque o outro clube nao tem jogadores suficientes para a cumprir, afinal, apesar de estarmos a meio da competiçao, já nao existe?

E grave, muito grave este desrespeito por um clube que cumpriu o que a FPR impôs, esta prepotencia por parte da FPR em unilateralmente alterar uma regar especifica de uma competiçao a meio da mesma, esta gritante falta de coerencia.

Envio este email nao em nome do CDUL, pois desde o principio desta época que nao pertenço á direcçao do CDUL, mas como delegado aos jogos dos juvenis do CDUL e porque acho que todos os clubes devem ter conhecimento desta situaçao para se precaverem face a situaçoes semelhantes em que eventualmente se possam vir a encontrar perante a FPR. Há que ter muito cuidado, pois a palavra da FPR vale apenas o que os factos aqui apresentados retratam.

Todos sabemos que há muita coisa mal no rugby nacional, mas uma situaçao destas por parte da FPR, ultrapassa os limites do expectável e aceitável!

O que vale a palavra da FPR?

Cumprimentos,

José Maria Caupers
Delegado aos jogos de juvenis do CDUL

------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO-1

-----Mensagem original-----
De: Paula barbosa [mailto:paulabarbosa@fpr.pt
Enviada: quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2007 14:50
Para: CLUBE FUTEBOL OS BELENENSES
Cc: CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA; CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA
Assunto:
Exmos. Senhores,
Solicitamos o envio para a FPR da lista dos vossos jogadores juvenis, especificando os jogadores que sao da equipa A e os que sao da B.
Para o jogo de sábado CDUL-BELENENSES, em juvenis, tanto o Belenenses, como o CDUL, deverao entregar ao árbitro estas listagens, para que ele possa conferir que as licenças dos atletas e os nomes inscritos no Boletim de Jogo, estao de acordo com as mesmas listagens.
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Mesquita
Secretário Desportivo
------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO-2
-----Mensagem original-----
From: Paula barbosa
To: CLUBE FUTEBOL OS BELENENSES ; rui.tome@db.com
Cc: CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA ; CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA
Sent: Thursday, February 08, 2007 5:08 PM
Exmos. Senhores,
Conforme solicitaçao anterior (dia 1/Fevereiro) que nao foi ainda atendida, informamos que o CF Belenenses terá que entregar na FPR uma listagem dos seus jogadores juvenis, descriminando os que sao da equipa A e os da equipa B, até amanha, 6a feira, dia 9 de Fevereiro de 2007.
Caso contrário nao poderao jogar com a sua equipa "B".
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Mesquita
Secretário Desportivo
------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO-3
-----Mensagem original-----
From: "Paula barbosa" <paulabarbosa@fpr.pt>
To: "CLUBE FUTEBOL OS BELENENSES" <belenensesrugby@netcabo.pt>; "CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA" <jmgirao@netcabo.pt>; "CENTRO DESPORTIVO UNIVERSITARIO DE LISBOA" <cdulrugby@sapo.pt>; <rui.tome@db.com>; <jmc@tc.mail.pt>
Sent: Friday, February 09, 2007 4:53 PM
Subject: CEUL "B"-BELENENSES "B"
Exmos Senhores,O jogo CDUL "B"-CF BELENENSES "B", em juvenis marcado para amanha dia 10 deFevereiro as 11H00 no EU Lisboa (sintético), deverá realizar-se, emconformidade com o artigo 22o do Regulamento Geral de Competiçoes.
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Mesquita
Secretário Desportivo

20 de fevereiro de 2007

Coisas para o Futuro

Agora que este ano já tem tudo esclarecido: apuramento para o Campeonato do Mundo XV; fazer prestações de nível com resultados expressivos na IRB W7’sS; ganhar o Campeonato Europeu de 7’s; a situação entre clubes e SN esclarecido; mais alguma coisa realmente importante para além da decisão do campeão e de quem desce?...

Vou insistir em dois pontos para crescermos e sermos reconhecidos:

1) Já tem sido feito (não sei se involuntariamente ou com alguma atenção federativa) e julgo que devemos continuar a estimular o crescimento da modalidade pelo País.
i. Através da criação de novos clubes (pensar na variante de sete em regiões/ locais onde não existe conhecimento ou tradição da modalidade)
ii. Aumentar o número de praticantes nos mesmos, tendo como principal objectivo: quantidade
iii. Criação de encontros/ torneios regionais com o intuito de proporcionar aos mesmos uma motivação competitiva
iv. Recriar o Rugby social
v. Entrar nas Escolas

2) A Federação e/ou respectivas Associações actuarem no sentido de criarem secções de Rugby em clubes de Futebol fortes.

3) Criação de uma competição regional altamente competitiva… se for ibérica, melhor!

14 de fevereiro de 2007

7’s – Ilações de uma “tournée”

Não sou de arranjar desculpas nem justificações, gosto mais de arranjar soluções para um problema em vez de atirar criticas para o ar… no género; se tudo corre bem somos os maiores, se tudo corre mal somos uns miseráveis (o que de facto até somos comparativamente a quase todos os que andam no IRB W7’sS)

Como tal, não irei fazer comparações ás condições e preparação para estes dois torneios entre nós e os outros. Irei sim apontar um caminho para voltar a ter um lugar nas “core sides”… voltar a ter um lugar? Sim! Para o ano já voltaremos a ser só convidados para alguns torneios (no fundo até é a nossa realidade possível) … talvez isso não acontecerá se formos pelo menos uma vez à Cup e ganharmos duas Bowl nos 4 torneios que faltam.

Então qual o caminho para lá voltarmos e ficarmos?...

O grupo de jogadores até está mais ou menos encontrado… só é necessário arranjar mais um ou dois game breakers… A questão está na organização de apoio e disponibilidade destes mesmos jogadores.

O fácil é que ambos os pontos estão correlacionados… ou seja, a organização de apoio tem que arranjar condições para os jogadores terem a disponibilidade necessária.

Passos:
1.º - Planificar a 3 anos (próximo CM 7’s) para objectivos altos e exequíveis
2.º - Eleger um lote de no mínimo 12 jogadores para se dedicarem exclusivamente à variante de 7’s (se surgirem lesões recorre-se ao convite)
3.º - Deste lote tem que haver disponibilidade total de acordo com a planificação (em principio recorreria a estudantes universitários)
4.º - Condições mínimas necessárias para haver disponibilidade: 500eur mês/ jogador a 12 meses + pagamentos de propinas universitárias.
5.º - Participação regular em torneios de convites internacionais

Exige um orçamento forte, mas se não se enveredar por um caminho neste género, iremos na direcção oposta de todos os outros países e a diferença entre nós e eles será cada vez maior e a possibilidade de voltar a fazer apenas os torneios europeus é o final mais certo.